top of page
Foto do escritorNayara Mainardi

Me desculpem o mau "humor"


Texto da minha linda amiga, portadora de doença de Crohn, nutricionista, linda e cheia de ideais!!!!

Me desculpem o mau humor mas eu tenho Crohn! Eu tenho Crohn e eu como de tudo! Ponto. Mas você deveria cortar o glúten, você não pode comer gordura, você não pode comer maçã, não tome leite.... Mas tome essa vitamina, tem esse whey novíssimo, ultima moda, super saudável! Mas o que é ser saudável quando se tem uma doença crônica que afeta diretamente nossa alimentação e que diariamente é bombardeada pela indústria ou por pseudo entendedores, especialistas? Ser verdadeiramente sustentável e saudável é convicção, estilo de vida, conceito e muita, muita ralação na ostra para sempre dar um passo à frente. As pessoas gostam da dieta da vez, gostam também dos ingredientes da vez. E agora que estamos vivendo o momento da modinha de ser saudável, tudo tem que “funcionar”, tudo tem que ser réxitégui alguma coisa.

E com o que essas pessoas trabalham? Sim, com produtos industrializados, de agricultura convencional, lotados de aditivos, com frango de granja temperado com antibiótico, com carnes provenientes de confinamento, com grãos que mal germinam, com frutas que são cheias de agrotóxicos e aceleradores de maturação….. e, além disso, dissociando totalmente os nutrientes do alimentos e o alimento da dieta. E a dieta da individualidade sazonal, pessoal e cultural. Ou seja, a galera está fazendo um baita quebra cabeça gastronômico. Radicalismo não é saudável para nós! Fazer a dieta da moda pois a atriz famosa também fez não é saudável. Jejum sem orientação não é saudável. Encher o derriérre de proteína sem orientação não é saudável. Retirar o glúten não é saudável... Se encher de vitamina D não é saudável....

Compartilhar sem base é fácil! Dá trabalho se aprofundar, não te deixa famoso e não te traz seguidores!

Não me levem a mal, meu mau humor não é uma crítica à quem realmente precisa seguir alguma restrição ou fazer jejum por algum motivo durante a crise mas sou assumida chata quando o assunto é saúde e alimentação. Minha revolta é pela superficialidade, pelo marketing burro, pela histeria coletiva em cima do tema tão sério!

Estamos tirando o nutriente do contexto alimento e analisando isoladamente! Temos tendência em tirar o alimento do seu contexto cultural e social e analisar os benefícios isoladamente. Temos a tendência em tirar a dieta de seu contexto social, e também analisar seus benefícios isoladamente.

Talvez seja essa nossa mania besta de querer ser mais inteligente do que a própria natureza. Ou a outra mania besta de achar que temos que ter sempre o controle absoluto de tudo. E a falsa sensação de que a gente “sabe o que está fazendo” querendo ou não dá uma certa paz de espírito. Bom senso, minha gente. Não adianta ter uma dieta baseada em produtos super processados e depois se entupir de café com gordura de coco achando que vai ser a resposta pra todos os males. Não adianta tirar o glúten da dieta sem saber o que é glúten ou quais são e foram as variedades de trigo durante a história. Não adianta se entupir de goji berry e esquecer que a maioria das frutas secas vem cheias de conservantes lá do outro lado do mundo. Não adianta comer doses cavalares de amêndoas sem saber que tem que deixá-las de molho.

Você pode até ficar com a consciência mais tranquila e se achar mais saudável por conta disso. Mas não, não adianta. Sinto muito. A verdade, mas que não é interessante no ponto de vista midiático (pois é muito óbvio), é que a maioria massiva dos ingredientes naturais, não processados e orgânicos vão te fazer bem e vão ter uma lista enorme de benefícios, prevenindo, doenças, equilibrando as que já temos , trazendo nutrição e bem estar. Acredite ou não, a lista dos alimentos que fazem-assim-muito-bem-pra-saúde é enorme e não vem em embalagens com logotipo! Não dá pra ficar endeusando alguns alimentos e transformando eles na cura para todos os males. Sou Nayara Mainardi, nutricionista e portadora de Crohn!

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page