Imagem da Internet.
Hoje eu resolvi falar de dor, sim eu vou falar de dor, é um porre né ficar ouvindo esse "lenga lenga" de alguém, dói aqui dói ali... Sim mas dói, a dor do outro não está vinculada ao que você pensa sobre dor. As pessoas não sabem nem definir o que é dor... mensurar pra mim é impossível, sentir uma dor generalizada todos os dias é uma verdadeira loucura, sim porque muitos me julgaram como louca, depressiva, hipocondríaca, maluca da dor.. e por ai vai.
Vou falar disso, porque é muito triste ver por ai que não se dá importância a uma pessoa que sente dor, quando essa dor não é visível ou tem causa aparente, sim acho que muitos já tiveram a experiencia de ir ao pronto socorro dizer que está com dor e o médico ficar olhando pra você com cara de "e"... ele não está nem um pouco afim de ouvir sua historia triste, ele é obrigado? eu não sei, mas ao menos ele tem que te respeitar!!! Já passei por situações horríveis tendo que enfrentar isso cara a cara, quando por exemplo uma médica me olhou nos olhos e disse você está ótima, isso somente eu estava com batom rosa, enquanto isso meu abdome distendido e dores horríveis, sai da sala e dei as costas...
Dor, dor, dor, ai... cansa mesmo gente sentir dor, não é simples, não é fácil suportar e se superar todos os dias, e logo quando o relógio toca de manhã para acordar e seu corpo está suado de "amedrontamento" sim o dia vai começar de novo e lá vou enfrenta-lo cara a cara... não me sinto triste por ter dores fortes pelo corpo, pelo contrário vai ser difícil você não me ver sorrindo.
A dor precisa ser valorizada como um todo, é muito importante que uma pessoa que tem dor crônica procure terapia, faça meditação, ouça uma boa música... eu já estive internada com dor, e apenas recebia a visita do meu médico, da enfermeira mal humorada que duvidava de mim, e de fisioterapeutas maravilhosas preocupada em me ajudar.
Dor precisa ser vista como um todo, parem de achar que quem vai em psicologo é só "doido", quem tem dor crônica precisa achar seus gatilhos de dor e trabalhar isso para ajuda na sua melhora, não adianta vedar seus olhos, acorde!!! Eu tomei a iniciativa de pedir para o meu médico uma indicação de algum psicologo para me ajudar a entender certos sentimentos e tal. E hoje eu e ela estamos indo muito bem.
Digo também as redes hospitalares, visualizem as dores, por favor... uma equipe de dor, mas quem são os profissionais dessa equipe de dor, apenas médicos? então que sejam aqueles médicos que ao olhar para o paciente não duvide dele, fisioterapeutas? psicólogos? Enfermeiros? especialistas em dor, onde estão? Enquanto isso pessoas afundam em depressões por ninguém acreditar nas dor delas, é fácil ser ignorado quando sua dor não é visível.
Acredito numa mudança é pra isso que eu luto, é por isso que eu luto todos os dias ao levantar da cama, entre escolher ficar na cama ou caminhar, o corpo diz fica quieta aqui, mas minha mente, minha vontade de seguir, diz vai levanta, toma um banho, uma boa xícara de café, e vai menina... Ignore os olhares, vá enfrente.. supere os julgamentos, eles não te alimentam mais, você já passou essa fase do jogo da vida, ser julgada. Ninguém vai conseguir ver sua dor, ao mesmo que você fale, deixe fluir..deixe sair...
Superem meus girassóis, continuem buscando o Sol... vá em frente.