top of page
  • Maria Paula

Qual será o seu primeiro passo?


Penso que talvez muitos de nós estamos perdidos e preocupados, são tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, não somente com relação a nossa saúde física, mas também nossa saúde mental está cada dia mais comprometida com tantas coisas. Saímos cada vez mais preocupados das salas de nossos médicos, falo no plural porque não é apenas uma especialidade que manuseia nossa saúde, e às vezes esta comunicação causa muito medo, muitas incertezas e duvidas de como será nosso destino. Penso que talvez não seja muito bom pensar no destino, mas sim no que podemos fazer para mudar algumas dessas complicações que a vida nos apresentou, o melhor a fazer é não duvidar de nada, de nenhuma das possibilidades.

Percebo que a maioria tem certo medo de expor seus medos e duvidas, não faça isso, isso acumula ai dentro e provocar uma dor imensa, chamada dor na alma, é possível então curar nossa alma, nossa mente? Talvez seja ou talvez não, talvez o primeiro passo seja esse, libertar esses sentimentos que te afoga todos os dias e todas as noites.

E eu de fato entendo o porquê de tudo isso, não é fácil ser julgado, apontado como preguiçoso ou incapaz, não é fácil mesmo, mas também não somos obrigados a ouvir e ficar calado, a maioria julga porque não entende o que sentimos, a maioria sequer teve uma dor cabeça, quanto mais uma enxaqueca, quanto mais uma doença crônica, a maioria julga por isso, julga as incapacidades porque nunca passou por nada semelhante a qualquer dor, e se alguém um dia passou e ainda assim é capaz de julgar e ofender alguém nessas condições, veja que ela não tem empatia e mas ainda bem que que vejo também pessoas com empatias gratuitas, sim aquelas pessoas que são capazes de se por em nosso lugar, sentir, abraçar e apoiar.

Você pode necessitar de ajuda para dar esse primeiro passo, mas talvez você mesmo pode conseguir fazer isso, eu por exemplo resolvi ajudar pessoas, escrever sobre o que sentimos, escrever sobre mim ou sobre você de uma forma que você consiga dar o primeiro passo. Como você eu passei por dores horríveis, dores no coração, na alma e no corpo físico, algumas dessas dores físicas eu já superei, outras eu supero todos os dias, eu acredito de todo o meu coração que você também vai.

Eu sei que muitas vezes não temos respostas positivas dos médicos, alguns fazem pouco “caso” de nós, outros nem sequer ouve o que estamos sentindo, eu tenho na minha vida médicos maravilhosos, mas já tive que caminhar muito para encontra-los, e quando falo deles falo com alegria pois posso dizer que eles salvaram minha vida, junto com a minha força de vontade de estar e continuar aqui, mesmo com todas medicações que tenho que tomar, e confesso que as vezes enche as paciências tomar tudo isso, mesmo com todos o efeitos colaterais eu sigo o fluxo, eu continuo o processo e com alegria.

Quando algum médico bater no peito e dizer “eu salvei sua vida” lembre-se do quanto você teve que implorar pra ser ouvida ou de tudo que você passou e sentiu para que ele tomasse alguma providencia e pense: Será mesmo que ele salvou minha vida? Ou foi eu com a minha vontade de viver? Quem tem que dizer isso a ele é você e se ele merecer ouvir isto de você, saiba que o fará muito feliz, não apenas orgulhoso por um mérito que talvez ele não tenha total participação.

O principal de tudo isso é você, é em quem você se tornou, é tudo que você passou e passa para estar aqui como eu por exemplo, escrevendo, andando, falando, mesmo com todas dificuldades podemos vencer e seguir em frente, apenas olhe para frente, se for para olhar para trás é apenas para agradecer o caminho que você seguiu e superou.

Tente dar o seu primeiro passo, faça o melhor por você, e eu espero de verdade que quem não for não for ajudar fique longe, para que a caminhada fique mais leve e tranquila, afinal não precisamos de desamor e sim de mais amor.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page